Como escolher a caixa mais adequada à criança?
Escrito em 27 de Fevereiro de 2024
Escolher a caixa de atividades adequada para seu filho pode ser uma tarefa que causa algum desafio.
É importante lembrar que, mais do que a etiqueta da faixa etária, cada criança é única, com interesses, competências e ritmos de desenvolvimento diferentes. Por isso, aqui estão algumas dicas para ajudá-lo a escolher a caixa de atividades mais adequada, levando em consideração a idade da criança e suas características individuais:
- As caixas de atividades geralmente são projetadas levando em conta a faixa etária das crianças. Procure por caixas que sejam recomendadas para a idade da criança, pois elas geralmente contêm atividades que são apropriadas para o seu nível de desenvolvimento cognitivo, físico e emocional;
- Além da idade recomendada, leve em conta os interesses e as competências específicas da criança. Por exemplo, se a criança tem interesse em ciência e experiências, uma caixa de atividades que inclua experiências científicas pode ser ideal. Se ela gosta de arte e criatividade, uma caixa com mais materiais para desenho, pintura ou atividades manuais pode ser mais adequada;
- Certifique-se de que as atividades incluídas na caixa correspondam ao nível de desenvolvimento da criança. Atividades muito simples podem entediar crianças mais velhas, enquanto atividades muito complexas podem frustrar crianças mais novas. Escolha uma caixa com atividades desafiadoras o suficiente para estimular o interesse e promover o desenvolvimento, mas que também sejam acessíveis para a criança realizar com sucesso.
- Conheça as preferências pessoais da criança e escolha uma caixa que corresponda aos seus gostos. Se a criança prefere atividades ao ar livre, uma caixa com algumas brincadeiras para serem realizadas fora de casa pode ser mais adequada. Se a criança é apaixonado por animais, uma caixa com jogos educativos e associações sobre o assunto pode ser uma ótima escolha;
- Escolha caixas de atividades que ofereçam uma variedade de experiências, incluindo atividades físicas, criativas, cognitivas e sociais. Isso ajudará a garantir que seja uma experiência completa e estimulante.
Relativamente às idades que indicamos nas nossas caixas de atividades:
💙As caixas de 12 meses são caixas com livros simples mas atrativos e táteis. Com atividades muito sensoriais e simples, que não exigem muito tempo de concentração.
💛As caixas 2 a 4 anos têm livros cartonados e com imagens e histórias simples. As atividades, também com mais predomínio sensorial, são cativantes e divertidas. Há, também, atividades de conhecimento.
💙As caixas 4 a 7 anos contêm livros infantis com história mais longa e com mensagens lindíssimas. Há maior ênfase em atividades lúdicas, mas todas elas têm atividades sensoriais. As atividades acompanham os temas do currículo de ensino pré-escolar.
💛As caixas para maiores de 6 anos possuem livros com muitas curiosidades e temas mais complexos. As atividades são, também, mais focadas em temas que acompanham o currículo escolar, mas as atividades sensoriais, de motricidade ou de pintura estão sempre presentes.
Lembre-se sempre de que o objetivo principal das caixas de atividades é proporcionar diversão, aprendizagem e promover o desenvolvimento da criança, enquanto brinca. No fundo, basta amar livros, adorar sujar as mãos e brincar que têm sempre várias opções de caixas para acompanhar os vossos dias.